quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Respeitar as diferenças e incluir



21 de setembro é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, uma data mais que especial para milhões de pessoas em todo o Brasil. Trata-se de uma data criada para que possamos nos lembrar desta legião de cidadãos, cerca de 45 milhões de pessoas, que diuturnamente travam uma grande batalha pelo respeito e o direito de ocuparem, com dignidade, o seu espaço na sociedade.

Uma grande nação como a nossa, tem, por obrigação, cuidar de sua gente, independentemente de sua condição física ou social. Está lá, bem claro em nossa Constituição, que somos todos iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza. E o grito dos chamados “desiguais” se faz mais forte nesta importante data. Paraplégicos, paralíticos, cegos, surdos, amputados, deficientes intelectuais, deficientes sensoriais, enfim, somos todos cidadãos, com direitos e deveres iguais a qualquer outro.

O tempo da discriminação, do preconceito, da exclusão já não tem mais espaço em nossa sociedade. E é exatamente isso que fazemos questão de lembrar e ressaltar neste dia 21 de setembro.

A verdadeira inclusão se faz através do respeito às diferenças e aos diferentes, cada um dentro de suas limitações, mas com suas potencialidades. Cidadania não se exerce apenas por meio de decretos e convenções, mas especialmente pela solidariedade de cada um de nós. E solidariedade não é caridade. Solidariedade é compartilhar os mesmos problemas e buscar juntos as suas soluções.

Ao longo das últimas três décadas, desde quando foi criado o Ano Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 1981, pela ONU, muita coisa já mudou neste sentido. Demos importantes passos para frente, conseguimos fazer com que a sociedade, de alguma maneira começasse a enxergar os “desiguais” com olhos menos intolerantes, com olhos mais libertos do preconceito e da exclusão social.

O Brasil avançou bastante em direção à inclusão desde então e a mídia nacional tem exercido papel importante neste trabalho. O tema tem sido recorrente nos grandes jornais, nas grandes redes de televisão, através de programas, novelas e grandes reportagens que abordam o assunto “pessoas com deficiência”.

Nas artes, na educação, nos meios de transporte, na tecnologia, na medicina, enfim em quase tudo aquilo que faz a roda social girar há e haverá ainda mais espaço para nós, os diferentes.

É claro que ainda estamos muito longe de termos uma sociedade plenamente inclusiva. Muita coisa ainda precisa ser feita, muitas batalhas ainda precisam ser travadas. Aos poucos vamos seguindo em frente, derrubando as barreiras que nos foram impostas, especialmente o preconceito gerado em razão do desconhecimento.

Superação é o nosso nome e sobrenome de guerra. Estamos no limiar de um processo que vai exigir muito esforço e trabalho por parte de todos nós. Venceremos este obstáculo, com certeza, e as gerações futuras lembrarão, destes tempos de luta, com nostalgia e a certeza de que combatemos o bom combate e fizemos, da melhor maneira, a nossa parte.


Célia Leão
Deputada Estadual
PSDB - SP

Nenhum comentário: