terça-feira, 11 de outubro de 2016

Carretas de mamografia oferecem exames gratuitos na capital e interior

O Governo do Estado lançou oficialmente nesta terça-feira (4) a campanha Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado à prevenção do câncer de mama, principal causa de mortalidade por tumor entre as mulheres brasileiras. E para celebrar a iniciativa, o governador Geraldo Alckmin esteve no Shopping Aricanduva, zona leste da capital, para acompanhar os serviços de uma das carretas de mamografia do programa Mulheres de Peito, que atenderá no local até o dia 8 de outubro.


"A carreta percorre bairros e cidades do interior. A meta é atender sem necessidade de pedido médico mulheres com idade entre 50 a 69 anos. As carretas também atendem mulheres de outra idades, mas nesse caso é preciso apresentar solicitação do médico, emitida tanto pela rede pública quanto particular", disse Alckmin.

Além da Shopping Aricanduva, as mulheres paulistas ainda contam com mais três unidades disponíveis nesse mês de outubro: uma delas localizada no Santana Shopping até o dia 29 de outubro; outra na cidade de Limeira até o dia 22, e em Itapevi até o dia 26.

No lançamento da campanha, o governador destacou os procedimentos realizados nas carretas: "se o resultado estiver ok repete-se o exame daqui a dois anos. E se houver alguma dúvida é feita a ultrassonografia na própria carreta. Caso apareça algum nódulo, ou algo que aparente a possibilidade de câncer, é feita a pulsão para a biopsia. E o programa encaminha para o tratamento cirúrgico ou quimioterápico. Enfim, o que for necessário".

Sobre o programaO Mulheres do Peito possui quatro carretas móveis para realização dos exames de mamografia. Desde o início do programa (em 2014) os veículos já percorreram 120 municípios do Estado.

Nenhum comentário: